Formação "Avaliação externa em Filosofia"

A AVALIAÇÃO EXTERNA EM FILOSOFIA

16 de janeiro de 2021, 9h30 - 12h30

A Associação de Professores de Filosofia e a Sociedade Portuguesa de Filosofia, em articulação com o IAVE e a colaboração do CFAE Beira Mar, promovem a formação de curta duração "Avaliação externa em Filosofia".

As provas de avaliação externa, em particular os exames nacionais do ensino secundário, estão sujeitos a um intenso escrutínio público, nomeadamente nos meios de comunicação social, que publicam as provas, comentários sobre as provas e tratam os resultados para produzir rankings.

O exame de Filosofia não é exceção e é, por alguns, tomado como exemplo para se efetuarem inferências sobre o papel e a importância das humanidades no ensino secundário.

Apesar de serem públicos documentos tais como a Carta de Solicitação do Ministério da Educação ao IAVE e as informações-prova, gerais e específicas de cada disciplina, artigos de opinião publicados na imprensa relevam, com alguma frequência, desconhecimento da existência destes documentos, nomeadamente dos fundamentos técnicos neles presentes e com as quais o IAVE justifica decisões relativas à estrutura das provas, entre outras.

Por outro lado, o IAVE também devolve informação às escolas sobre os resultados por item e tipologia de item, dados que são relevantes para se compreenderem decisões técnicas que surgem nos anos letivos seguintes.

O acesso a esta informação pelos professores de Filosofia poderá permitir uma reflexão mais fundamentada sobre a relação entre as práticas de ensino e aprendizagem, a avaliação interna e a avaliação externa. Reflexão que não deve estar submetida à lógica de subordinação das práticas internas à avaliação externa, mas de consonância, tendo em consideração que ambas estão subordinadas às Aprendizagens Essenciais e ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO: http://apfilosofia.org/sociosv3/eventos/A-avaliao-externa-em.php


Publicado/editado: 10/11/2020