LISTA A (única)
Candidatura à Direção da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF)
Nuno Venturinha (Professor Catedrático, NOVA FCSH/IFILNOVA, Presidente)
Filipa Afonso (Professora Auxiliar, FLUL/CFUL, Secretária)
António Correia Lopes (Professor do Ensino Secundário Destacado, Tesoureiro)
Domingos Faria (Professor Auxiliar, FLUP/IF, Vogal)
Célia Teixeira (Professora Adjunta, UFRJ/CFUL, Vogal)
Candidatura à Mesa da Assembleia Geral da SPF
André Barata (Professor Catedrático, FAL-UBI/PRAXIS, Presidente)
José Meirinhos (Professor Catedrático, FLUP/IF, Vice-Presidente)
Ricardo Santos (Professor Catedrático, FLUL/CFUL, Secretário)
Candidatura ao Conselho Fiscal da SPF
Magda Costa Carvalho (Professora Associada, FCSH-UA/IF, Presidente)
Ângelo Milhano (Professor Auxiliar Convidado, UE/PRAXIS, Secretário)
Álvaro Balsas (Professor Auxiliar, FFCS-UCP/CEFH, Relator)
A lista candidata à Direção da SPF para o biénio 2026-27 propõe-se prosseguir com dedicação e responsabilidade o trabalho de divulgação e fomento da filosofia realizado pelas direções anteriores. Numa época marcada por desafios profundos a vários níveis – ambiental, político, socioeconómico, além do advento da Inteligência Artificial – é fundamental afirmar a importância do pensamento filosófico para o florescimento de sociedades democráticas, informadas e tolerantes. A concretização desse objetivo requer um elevado espírito crítico, assim como uma cidadania ativa, que sejam capazes de enfrentar desinformações ou obscurantismos. É decisivo para tal pugnar pela proteção do estudo da filosofia no Ensino Secundário e pelo reconhecimento do carácter decisivo da reflexão filosófica no Ensino Superior, quer na área das Artes e Humanidades, quer num conjunto de outras áreas científicas nas quais disciplinas filosóficas têm lugar.
Desde que foi fundada em 1977, a SPF tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento da filosofia em Portugal, seja através do seu papel de interlocução perante instâncias governamentais ou culturais, seja através da organização e promoção de conferências e congressos, cursos livres, formações e prémios, dirigidos a estudantes, investigadoras/es, professoras/es e ao público em geral. Duas iniciativas têm sido cruciais para a SPF: o Congresso Internacional de Filosofia, que teve a sua 6.ª edição em 2025, realizando-se desde 2014; e o Prémio de Ensaio Filosófico, que se realiza desde 2005-6. O Congresso constitui um espaço privilegiado de discussão entre filósofas/os que trabalham em Portugal e em outros países, incluindo conferências plenárias a cargo de figuras de renome a nível nacional e internacional. Sendo da maior relevância proporcionar este espaço de diálogo à comunidade filosófica portuguesa, o Congresso tem ainda promovido reuniões entre as várias unidades de investigação e entre as associações e sociedades filosóficas nacionais, assumindo a SPF uma tarefa de confederação que importa potenciar. Já o Prémio, que premeia alternadamente ensaios inéditos que respondem a questões temáticas prementes e obras recentemente publicadas em língua portuguesa em Portugal, constitui uma forma única de incentivar e reconhecer o trabalho filosófico de excelência que filósofas/os de diferentes gerações desenvolvem.
Esta Lista compromete-se a prosseguir estas duas iniciativas, bem como a estudar formas de disponibilizar atas dos congressos e trabalhos vencedores dos prémios de ensaio filosófico na categoria de inéditos, publicados pela Revista Portuguesa de Filosofia, em acesso aberto para maior visibilidade. Esta Lista compromete-se ainda a continuar o importante trabalho de colaboração com a Associação de Professores de Filosofia, designadamente para a organização do Encontro Nacional de Professores de Filosofia, que teve a sua última edição em 2025, e com a Sociedade Portuguesa de Filosofia Analítica, nomeadamente para a realização da Oficina de Filosofia Analítica, que teve a sua mais recente edição igualmente em 2025. Tentar-se-á estabelecer protocolos com outras associações filosóficas. Esta Lista está também empenhada em incrementar os seus centros temáticos, de que se destaca o Centro de Filosofia e Género, e a reativar o Centro para o Ensino da Filosofia e outros centros que já existiram no passado na SPF, enquanto redes colaborativas que possam dinamizar a atividade e a presença da filosofia na sociedade portuguesa. Essa presença é de forma muito especial assegurada pela Lekton, a lista de divulgação das atividades da comunidade filosófica portuguesa, que é gerida pela SPF. Além disso, esta Lista promoverá a realização de um Podcast da SPF com entrevistas a filósofos nacionais e internacionais, com o objetivo de divulgar publicamente a filosofia, que farão parte de uma biblioteca digital no website da SPF, com recursos filosóficos de acesso aberto. Finalmente, esta Lista está empenhada no estabelecimento de parcerias com congéneres estrangeiras, particularmente no espaço latino, com destaque para a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil, e com outras organizações internacionais, tais como a Fédération Internationale des Sociétés de Philosophie e a Red Iberoamericana de Filosofía, entidade com a qual a SPF organizou o 6.º Congresso Ibero-americano de Filosofia, que teve lugar em 2023.
A lista integra membros da SPF de quatro universidades, três portuguesas e uma brasileira, e três unidades de investigação, reunindo representantes de diferentes estádios de carreira com experiência no Ensino Secundário e Ensino Superior. A maioria dos membros da lista exerceu já cargos na Direção da SPF, estando plenamente preparados para as funções e tendo amplo conhecimento dos processos. Contamos com todas/os na SPF para nos ajudarem nesta tarefa, num mandato particularmente significativo, na medida em que se comemorarão os 50 anos da SPF.