Encontro Nacional de Professores de Filosofia 2022

A Apf – Associação de Professores de Filosofia e a SPF – Sociedade Portuguesa de Filosofia – organizam o Encontro Nacional de Professores de Filosofia 2022, a decorrer online através da plataforma de videoconferência Zoom, no dia 15 de outubro, sob o tema Filosofia, Religião e Sociedade.

Este Encontro convida à reflexão sobre o ensino de filosofia da religião, tanto nos seus aspetos didáticos como nas dimensões de maior repercussão social. Problemas globais do nosso tempo como o fundamentalismo podem ser pensados à luz da ausência da atividade interrogadora e de pensamento crítico que caracteriza a filosofia. Numa era em que as religiões, longe de mortas, até ganham uma nova comparência na vida das sociedades, influindo nos modos por que estas se organizam, mesmo politicamente, há uma justificação acrescida para a atenção filosófica à questão da religião, seja nos seus tópicos tradicionais ou outros temas emergentes na relação com a etapa histórica de transições e mudanças que vivemos.

PROGRAMA

Manhã

09h15 – Receção dos participantes e palavra de boas-vindas

09h30 – A argumentação e os limites da persuasão racional na filosofia da religião, por Aires Almeida (Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão)

10h30 – O problema da diversidade religiosa, por Domingos Faria (Universidade de Lisboa)

11h30 – Intervalo

11h45 – Título a confirmar, por Manuel João Pires (Agrupamento Dr. Ginestal Machado, Santarém)

12h45 – Almoço

Tarde

14h30 – Título a confirmar, por Andreas Lind (Universidade Católica Portuguesa)

15h30 – Nietzsche versus Habermas. Genealogias da razão, por Jesús Conill (Universidade de Valência)

 

Frequência aberta a estudantes, docentes e não docentes e interessados em geral, com comprovativo de presença através da emissão de certificados.
A documentação do congresso, o certificado e a oferta de um livro de filosofia serão enviados por correio postal para o endereço fornecido no ato de inscrição.

Sob o formato de congresso, este evento será proposto para acreditação para efeitos da carreira docente, pelo CFAE Beira Mar, na modalidade de formação de curta duração (6h). Esta certificação é aplicável apenas a docentes em exercício de funções no sistema de ensino português. A emissão e envio dos certificados será efetuada pelo CFAE Beira Mar, por correio eletrónico, para o endereço fornecido no ato de inscrição.

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES no site da APF AQUI