Posição da SPF sobre prova de exame de Filosofia - 1ª Fase

Prova de exame de Filosofia - 1ª Fase

PARECER DA SPF
 
A prova de exame nacional de Filosofia da 1ª Fase de 2021 merece da SPF um parecer globalmente positivo. Em termos científicos, está isenta de erros ou imprecisões. Em termos didáctico-pedagógicos, afigura-se adequada ao nível de ensino a que se destina, em termos de diferentes graus de dificuldade, e também de tempo disponível para a resolução da prova, e está de acordo com os normativos, orientações e documentos curriculares em vigor, incluindo, naturalmente, as Aprendizagens Essenciais relevantes para os 10º e 11º anos. 
À semelhança da prova do ano lectivo passado, a prova leva em linha de conta as vicissitudes criadas pela crise pandémica, sobretudo ao nível da necessidade do recurso intensivo ao ensino não presencial e concomitantes desequilíbrios entre os níveis de cumprimento ou de aprofundamento dos conteúdos programáticos entre diferentes estabelecimentos de ensino em diferentes regiões do país, o que teve impacto sobretudo nos temas finais de cada um dos anos. 
Congratulamo-nos com o facto de, ainda assim, terem sido considerados como de resposta obrigatória muitos dos itens que incidem sobre conteúdos e competências de ordem superior e de maior especificidade filosófica, nomeadamente, as competências de problematização e argumentação.
 
6 de Julho de 2021
A Direcção da SPF

Publicado/editado: 06/07/2021