PRÉMIO DE ENSAIO SPF - 14ª EDIÇÃO - 2021

PRÉMIO ENSAIO DA SPF
14ª EDIÇÃO - 2021

 

ANÚNCIO DE ABERTURA

1. A Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF) anuncia a 14ª edição do Prémio Ensaio de Filosofia 2021, uma iniciativa que conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Revista Portuguesa de Filosofia, e à qual outras instituições poderão associar-se, ao abrigo de protocolos especialmente celebrados para o efeito.

  1. O “Prémio Ensaio de Filosofia 2021” será atribuído a um ensaio filosófico original publicado em livro, em português e em Portugal, em 2020 ou 2021, apresentado a concurso e que cumpra as condições mencionadas no Regulamento do Prémio de Ensaio da SPF, art. 4º e 5º, sintetizados no número seguinte.
  2. Os ensaios filosóficos apresentados a concurso devem obedecer ao disposto nos artigos 4º e 5º do Regulamento, nomeadamente, serem: a) ensaios publicados em primeira edição nos anos a que se refere o concurso (isto é, livros com ISBN e depósito legal dos anos de 2020 ou 2021); b) ensaios originais publicados em língua portuguesa e em Portugal (excluem-se traduções de ensaios antes publicados em outras línguas); c) ensaios filosóficos e não obras de história da filosofia; d) apresentados a concurso pelos próprios autores, por editores ou por instituições (unidades de investigação, departamentos, associações, etc.). Não são elegíveis artigos de revistas, capítulos de obras coletivas, coletâneas de ensaios antes publicados ou ensaios em edição póstuma.
  3. O júri do Prémio é presidido pelo/a Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Filosofia. A Direção da SPF anunciará em novembro de 2021 a composição do júri, a constituir segundo o regulamento do Prémio.
  4. Prazos:
    1. O período de envio de candidaturas encerra a 31 de janeiro de 2022 (data de expedição em correio para a sede da SPF, ou às 23h59 TMG desse mesmo dia nos envios por email).
    2. A avaliação das candidaturas e a publicitação do resultado decorrem até 31 de julho de 2022.
    3. O prémio será entregue em sessão pública, em data a indicar.
  5. O prémio é constituído por um valor pecuniário (3.000€) atribuído ao(s) autor(es) do ensaio vencedor, ao abrigo do patrocínio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

7.  O Regulamento integral do Prémio está disponível na página do sítio da Sociedade Portuguesa de Filosofia: https://www.spfil.pt/premio_ensaio.

  1. Os casos omissos no Regulamento e neste Edital serão resolvidos pela direção da SPF.

 

Lisboa, 27 de julho de 2021.

José Meirinhos

Presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia


Publicado/editado: 26/07/2021